Mafagafo: A morte do diabo
On July 30, 2020 | 0 Comments
Mafagafo: A morte do diabo |
Capa de Karl Felippe Direção de Arte de Giovanna Cianelli

Nesta terceira edição da Revista Mafagafo nós temos uma história escrita por Laura Pohl (The Last 8, Grimrose Girl) e editada por Clara Madrigado. (As Boas Damas, Dodge e Mother Love). Com capa ilustrada por Karl Felippe

Seguindo sua tradição de contos curtos, A Morte do Diabo tem pouco mais de oito mil palavras que vão te prender do começo ao fim, então separe ai uns quarenta minutos da sua vida para enfrentar o demônio com coragem.

A Morte do Diabo é uma história de guerra que se passa em Stalingrado durante a invasão alemã e conta a história de Nadya, uma garota comum que luta para sobreviver fazendo pequenos favores em troca de comida, segurança ou qualquer coisa que possa ajudá-la e que não vê problema algum em negociar com o Diabo em troca de segurança para si e os seus.

Sou verdadeiramente apaixonado por dramas de guerra, do tipo que revela o melhor e o pior da natureza humana. A batalha de Stalingrado foi uma das coisas mais brutais pelo qual a humanidade já passou, com o exército russo e alemão lutando pelo controle de cada rua da cidade enquanto os civis tentavam sobreviver em seus escombros. A escolha do cenário, por si, já seria o suficiente para me convencer a ler a história. Laura consegue te inserir nas ruínas da cidade, te fazendo rastejar e se esconder de atiradores enquanto acompanha Nadya em sua luta pela sobrevivência, mas a sua história vai muito além do cenário.

Nadya não é especialmente corajosa ou habilidosa. É só uma garota desesperada que encara a possibilidade de morte como parte do seu cotidiano. Depois de viver em uma situação tão desalentadora por tanto tempo, sua vida parece ir perdendo o sentido ao ponto dela se importar pouco consigo mesmo. Naquele jogo ela sabe que em algum momento irá perder e não tem grandes planos para o futuro. Suas decisões são tomadas para problemas do momento. A fome, a guerra, o medo, a traição. Nada é planejado a longo prazo. Todas as suas escolhas são feitas para enganar a morte por mais um dia.

Nadya não costumava acreditar no Diabo, porque isso dava cadeia. Agora ela não tinha tanta certeza.

Uma das escolhas que Nadya fez foi negociar com o Diabo. Os boatos em Stalingrado dizem que o demônio vive em uma parte da cidade e é até lá que Nadya vai em busca de sustento contra mais um dia de fome. A figura misteriosa existe e aceita os termos da garota, em troca de informações sobre a movimentação das tropas russas.

Paralelo a essa trama quase sobrenatural de espionagem, nós conhecemos um pouco do passado de Nadya e seus antigos amores e sonhos, o que torna a sua realidade atual ainda mais triste e sombria. O trabalho de construção de personagens que Laura Pohl fez em Nadya é algo que pouco se vê hoje em dia e poderia ser usada como exemplo de personagens tridimensionais. Cada uma de suas decisões é tão clara que fica difícil pensar em outra alternativa para o que ela deveria fazer naquela situação.

Claro que negociar com o Diabo tem o seu preço e claro que ele não sairia barato. Nadya não se importa mais com a própria alma ou qualquer coisa do tipo, mas quando precisa pagar pelo que recebeu, descobre que o que o demônio quer é justamente aquilo que é mais difícil entregar.

A Revista Mafagafo é uma publicação gratuita, editada por uma equipe de pessoas apaixonadas por literatura fantástica. Esta edição conta com a mão de Sofia Soter, Jana Bianchi e Giovanna Cianelli, o ebook foi diagramado por André Caniato e eu acho que vocês deviam perder menos tempo lendo essa resenha e correr para ler a história, antes que o Diabo te faça outra proposta.

Depois comentem o que vocês acharam.

More news