Exceto no caso de você ser algum tipo de afortunado dono de uma herança, títulos de capitalização da tele sena ou filho do Temer, é muito provável que você pague as contas trabalhando, como eu e o resto dos mortais. Isso significa conciliar a escrita com o trabalho, família, lazer e – o grande vilão – mídias sociais. No meio do caos do dia-a-dia é difícil achar um tempo para se dedicar àquela história que está martelando na sua cabeça. Pois bem, esse post é para você, com umas técnicas simples que me ajudam a estar sempre escrevendo, não importa o quão atarefado é o meu dia.
A primeira dica é bem manjada. Tenha sempre um caderno de anotações por perto, para não deixar nenhuma ideia escapar. Não se engane, você não vai se lembrar de acordar de manhã e tomar nota, nem de chegar no trabalho e escrever um parágrafo. Se o momento surgiu, aproveite-o naquele instante. O meu adendo a essa questão é: não se preocupe com o acabamento da coisa, somente em seu conteúdo. Eu costumo organizar esses pensamentos em forma de listas, bullets e as vezes uns organogramas. As vezes deixo no papel só uma pergunta, cuja resposta é o texto que eu vou escrever. Não perca tempo com gramática, métrica ou concordância. Você vai ter tempo para isso lá na frente, mas preste atenção na clareza de pensamentos e de anotações. Não adianta nada anotar uma ideia incrível para depois descobrir que ela está pela metade ou foi escrita em aramaico. Seja claro, mas sucinto.
Uma técnica bastante popular, que eu usei por um bom tempo. Pomodoro é como algumas pessoas chamam aquele relógio de cozinha, que você deixa para despertar quando a comida ficou pronta. No intervalo entre um trabalho e outro, eu reservava um tempo que podia ser de 15 ou 30 minutos para escrever e deixava o alarme rolando. O ideal é que você encontre um momento calmo, sem telefone, internet ou pessoas te chamando para fazer esse exercício. Quando o relógio começar a correr, você corre também. A sensação de urgência vai te ajudar a não perder tempo com detalhes e te manter em foco. Você pode fazer várias sessões pomodoro ao longo do dia.
Ao contrário do Pomodoro que é focado no tempo, o spread geralmente é focado no tamanho do texto. É o método que eu venho usando atualmente e funciona bem quando você tem um objetivo de longo prazo. Minha meta esse ano é escrever 45K por mês, o que dá mais ou menos 1500 palavras por dia, o que parece impossível a primeira vista. Então eu dividi essas palavras em 4 partes: 500/250/250/500, Manhã, Almoço, Tarde, Noite. O que se tornou bastante razoável e eu posso encaixar em alguns momentos que eu sei que estou disponível. Tem funcionado bem (apesar de eu não ter conseguido chegar as 45K mensal)
É um método legal se você tem um parceiro de escrita. Vocês marcam uma hora e escrevem ao mesmo tempo, competindo para ver quem produz o maior número de palavras. Porém, como esse método requer que duas pessoas tenham um horário disponível, é melhor marca-lo para fora do horário comercial. A vantagem aqui é que se você cancelar, você está sacaneando o seu parceiro e ninguém quer fazer isso, não é verdade?
Essa técnica merece um artigo inteiro, mas como o tempo hoje é curto, eu recomendo que vocês pesquisem a respeito. Snow Flake tem esse nome por causa dos flocos de neve, que se ramificam em todas as direções ao mesmo tempo, em desenhos intrincados e funciona basicamente com a ideia de subdivisão e ampliação do texto. Assim: Você escreve a ideia central do seu texto. Personagem/Objetivo/Obstáculo/Resolução, então desenvolve essa ideia em 3 frases. Cada uma destas frases, você irá transformar em um parágrafo, cada parágrafo você irá dividir por três e ampliar, depois novamente por três e ampliar. E assim repetidamente até alcançar o número de palavras que você está procurando. Essa técnica ajuda a ter uma ideia da história como um todo, o que reduz o tempo que perdemos pensando no próximo passo.
Não tem técnica mais eficaz para o desbloqueio do que encontrar sua rotina de escrita. Eu por exemplo tenho grande dificuldade de concentração, qualquer barulho ao meu redor é capaz de me distrair então eu procuro momentos em que não têm ninguém por perto e eu possa ficar em silêncio absoluto. Também costumo fazer um pequeno ritual para iniciar os trabalhos – não, não tem nada de satânico na história – é só uma forma de ir colocando o cérebro em modo de escrita. Eu levo minha cachorra para passear e no caminho já vou pensando na história, quando volto pego o computador e me sento na sala com uma xícara de café ou chá. Releio o trabalho do dia anterior em voz alta – mas quase nunca releio o trabalho inteiro, para evitar as alterações antes de concluir o projeto – e uso essa leitura como embalo para escrever. Pela manhã é quando consigo escrever o maior número de palavras e isso me faz começar bem o dia. De noite depois de levar a cachorra para passear, se eu estiver livre faço mais uma bateria, mas no geral essa é menor, pois já estou cansado dos trabalhos do dia. Essa é a rotina que funciona para mim. Cada um precisa encontrar a sua. (veja aqui a rotina de alguns criativos famosos)
Se vocês leram até aqui, devem ter percebido que eu falei muito em deixar de lado os detalhes, em tentar não alterar as coisas e em não se preocupar com a revisão, apenas com a clareza. Eu digo isso porquê existe um outro momento para você se preocupar com isso. A Edição. Não estou falando aqui do trabalho da editora. Todo autor tem um editor interno que quase invariavelmente é um filho-de-um-bode sem coração e fica insistindo que nada está bom o suficiente e que você precisa reescrever a todo instante. Um cara pra lá de chato que vai tentar te distrair com detalhes e te fazer se perder do todo. Calar essa voz é importante, porquê a auto crítica pode paralisá-lo. Quando seu editor pedir para você olhar novamente aquele capítulo, mande-o calar a porra da boca e tirar os dedos sujos de merda do seu livro. Quando você terminar, você dará a ele a chance de ler e editar o que quiser, mas nunca antes. E faça exatamente isso. Termine. Termine como se sua vida dependesse disso e depois descanse e só então edite.
Espero que alguma dessas dicas sirva para vocês. Boa escrita.
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