Antes de começar a tradução desse artigo do i9, preciso voltar a fazer o mesmo comentário que sempre faço quando alguém cita a precisão histórica de um universo fictício. Isso não existe! Uma história seja ela qual for, não tem a menor obrigação de ser precisa com relação a História da humanidade, menos ainda se estivermos falando sobre um universo inteiramente fantasioso. Então porquê dar atenção a esse artigo? Simplesmente porquê é interessante conhecermos os detalhes históricos da idade média e talvez usa-los para enriquecer a nossa história. Dito isso, vamos ao a tradução. Como sempre, sou completamente responsável por qualquer erro de tradução, não culpe o autor pelo meu desleixo:
Alguns conceitos são tão arraigados na inspiração das histórias de fantasia medieval que é tentador pensar que eles representam aspectos reais da vida medieval. Mas muitas vezes essas histórias apenas reforçam mitos e equívocos sobre a vida na Idade Média.
Uma coisa que é importante se lembrar quando se fala sobre o período medieval é que ele se estende por um longo tempo – desde o século 5 dC ao século 15 dC – e envolve um grande número de países europeus. Você vai perceber que uma grande parte desta pesquisa envolve a Inglaterra do século 14, graças a trabalhos como o Guia do Viajante do Tempo para Medieval Inglaterra de Ian Mortimer e as obras de Joseph Gies e Frances Gies (embora outra fonte, Equívocos sobre a Idade Média , cubra maisum pouco de território). O ponto aqui é que a Idade Média foi, de fato, muito mais rica do que as configurações “tipo-medievais” que muitas histórias de espadas e feitiçaria levam a crer.
Romances de fantasia precisam ser historicamente precisos? Certamente que não! Parte da diversão da construção de mundos está em inventar novas idéias, ou combinar elementos de diferentes culturas e períodos de tempo, e até mesmo integrar mitos históricos e equívocos. Mas se você ler um monte de livros ou assistir a um monte de filmes com configurações pseudo-medievais, você pode sair com uma impressão errada do que você sabe o que a vida na Idade Média era de verdade. Além disso, a história real, oferece novas idéias que você pode querer incorporar em suas próprias histórias no futuro.
E isso não quer dizer que todas as definições medievalescas escorregam nesses mitos; só quer dizer que muitos o fazem.
Este post foi inspirado por esta discussão fascinante sobre r/AskHistorians do reddit, que destacamos um tempo atrás. Aqui estão os equívocos, com as desmistificações abaixo:
É fácil pensar que as pessoas na Idade Média, eram facilmente divididas em grandes classes: realeza, nobres, cavaleiros, clérigos e camponeses que trabalhavam na parte inferior. Mas só porque você não tinha “rei”, “senhor”, “dom”, “padre” ou “irmão” (ou seus análogos feminino) na frente do seu nome não significava que você não estava preocupado com a sua própria posição social. Haviam outras classes de pessoas que, hoje, podemos generalizar como “camponeses”, mas na verdade pertenciam a várias classes dentro dessa categoria.
Mortimer aponta que, no século 14, na Inglaterra, por exemplo, você tinha os vilões [de vila], pessoas ligadas à terra de um determinado senhor. Vilões não eram considerados como povo livre, e podiam ser vendidos com a terra do senhor. E mesmo os povos livres tinham uma grande variedade de classes sociais e econômicas. Um homem não juramentado [no original freeholder, ou “sem vínculo”], por exemplo, podia ser bem sucedido o suficiente para alugar a mansão de um senhor feudal, essencialmente agindo como se ele mesmo fosse um senhor. E, em uma vila, algumas famílias podiam deter todo o poder político, fornecendo a maioria dos oficiais locais. Tendemos a pensar nessas pessoas como “camponeses”, mas eles tinham formas muito mais complicados de pensar em si, com toda a ansiedade de classe que vinha com isso.
Há poucas imagens tão firmemente enraizadas na fantasia pseudo-medieval quanto a taberna/estalagem. Você e seu grupo desfrutam de alguns garrafões de cerveja no salão principal, ouvindo todas as fofocas locais, em seguida, vão até seu quarto privado alugado, onde você vai dormir (sozinho ou com um amante) em um colchão irregular.
Essa imagem não é totalmente fictícia, mas a verdade é um pouco mais complicada – para não mencionar interessante. Na Inglaterra medieval, se você combinar uma pousada na cidade com uma cervejaria, você provavelmente teria algo parecido com essa estalagem de fantasia. Haviam estalagens onde você podia alugar uma cama (ou, mais provavelmente, um espaço em uma cama), mas elas não tinham um salão para comer e beber. Essas casas não eram abertas ao público; gerentes eram geralmente autorizados a servir comida e bebida apenas para os seus hóspedes. E, Mortimer aponta, você provavelmente iria encontrar um único quarto com várias camas, que poderiam caber até três pessoas. Somente nas pousadas mais luxuosas você encontraria quartos com apenas uma ou duas camas.
Haviam estabelecimentos para beber nessas cidades, bem como: tabernas para o vinho e cervejarias para cerveja. Entre as duas, as cervejarias eram os estabelecimentos caóticos com mais chances de funcionar como sua Mos Eisley Medieval. Mas cerveja e cidra eram muitas vezes feitas em casa; um marido poderia esperar que sua esposa fosse especialista na fabricação de cerveja. As notas de Gieses no Vida em uma aldeia medieval dizem que uma taberna em uma aldeia inglesa era muitas vezes a casa de alguém. Uma vez que seu vizinho abria um novo lote de cerveja, você podia ir para a sua casa, pagar alguns centavos, e sentar para beber com os seus conterrâneos.
Também existem outras opções de acomodações. Os viajantes podiam esperar a hospitalidade das pessoas de classe social igual ou menor que a sua, desfrutando de sua comida e camas em troca de conselhos e histórias da estrada. (Mortimer diz que, se você tivesse a sorte de se hospedar com um comerciante do século 14, as suas alcovas eram muito mais bonitas do que qualquer pousada.) Ou você podia ir a um hospital, que não eram apenas para a cura, mas também para a hospitalidade.
Certamente, algumas histórias de fantasia têm mulheres em posições iguais (ou relativamente iguais) aos homens, fazendo os mesmos tipos de comércios que os homens fazem. Mas, em muitas histórias de ficção, uma mulher que faz armaduras ou as vende pareceria fora de lugar – embora isso não reflita a realidade Medieval. Na Inglaterra, uma viúva podia tocar o comércio de seu marido morto – e Mortimer cita especificamente alfaiates, armeiros e comerciantes como comércios abertos às viúvas. Algumas comerciantes do sexo feminino foram realmente muito bem-sucedidas na gestão de empreendimentos comerciais internacionais com um capital impressionante.
O mesmo pode-se dizer sobre Mulheres envolvidas em atividade criminosas, incluindo o banditismo. Muitas gangues criminosas na Inglaterra medieval consistiam se de famílias, incluindo esposas com seus maridos e irmãs com seus irmãos.
Desculpe, ainda na Idade Média, os membros educados da sociedade, de reis aos vilões, seguiam certa etiqueta, e a etiqueta envolvia boas maneiras à mesa. Na verdade, dependendo de quando e onde e com quem você estava comendo, você podia ter que seguir procedimentos muito restritos para comer e beber. Aqui vai uma dica: Se um senhor passa-lhe o seu copo na mesa de jantar, é um sinal de seu favor. Aceite-o, sujo e tudo, e passe-o de volta para ele somente depois de ter dado um gole.
Em algumas histórias de fantasia, a magia é prontamente aceita por todos como um fato da vida. Em outros, a magia é tratada com desconfiança na melhor das hipóteses, ou como blasfêmia, na pior. Você pode até ouvir o versículo bíblico, “Não deixarás viver as feiticeiras.”
Mas nem todas as reivindicações de magia na Idade Média, eram tratadas como heresia. Em seu ensaio “As bruxas e o Mito do Medieval ‘Hora de queimar'”, no livro Equívocos sobre a Idade Média, Anita Obermeier nos diz que, durante o século 10, a Igreja Católica não estava interessado em julgar bruxas como hereges; ela estava mais interessada em erradicar as superstições heréticas sobre “criaturas voadoras noturnas.”
E no século 14, na Inglaterra, você podia consultar um mago ou uma bruxa para alguma tarefa “mágica” menor, como encontrar um objeto perdido. Na Inglaterra medieval, pelo menos, a magia sem quaisquer componentes heréticos era tolerada. Eventualmente, o final do século 15 deu origem a Inquisição espanhola, e nós vimos as bruxas sendo caçadas.
A queima das bruxas não era desconhecida na Idade Média, mas elas tampouco eram comuns. Obermeier explica que, no século 11, a feitiçaria foi tratada como um crime secular, mas a igreja emitia várias reprimendas antes de recorrer a fogueira. Ela diz que a primeira queima por heresia foi em 1022 em Orleans e a segunda em 1028, em Monforte. Eram raras, nos séculos 11 e 12, mas tornaram-se uma punição mais comum no século 13 para os hereges recaídos. No entanto, dependia de onde você estava. Na Inglaterra do século 14, você provavelmente não iria ser queimada como bruxa, mas você podia muito bem entrar no jogo na Irlanda da mesma época.
Sim, as pessoas de várias classes medievais estavam interessadas em moda, e às vezes moda – particularmente moda masculina – se tornava muito absurda. Primeiro as roupas eram mais funcionais, mas durante o século 14, a moda masculina na Inglaterra se tornou confortável, mas também experimental. Espartilhos e ligas eram comuns para os homens, e cada vez mais, a moda popular encorajou os homens a mostrar a forma de seus quadris e pernas. Alguns homens da aristocracia usavam vestidos com mangas tão longas que eles corriam o risco de tropeçar nos punhos. Tornou-se moda usar sapatos com dedos extraordinariamente longos – um sapato importado da Bohemia, tinha dedos de vinte polegadas que precisavam ser amarrado as ligas de um homem. Havia até mesmo um modismo de usar o manto de forma que a cabeça passasse pelo buraco do braço, em vez de pelo buraco cabeça, com as mangas funcionando como um colar volumoso.
É também importante notar que a moda era direcionada pela realeza, através da aristocracia, para baixo ao povo comum. Nas estações depois de uma moda aparecer entre a nobreza, uma versão mais barata apareceria entre aqueles de posição inferior. Na verdade, as leis suntuárias foram criadas em Londres, para impedir as pessoas de se vestir acima de suas posições sociais. Por exemplo, uma mulher comum na Londres de 1330 não foi autorizada a combinar seu capuz com qualquer coisa além de pele de cordeiro ou de pele de coelho, ou correria o risco de perder seu capuz.
Na verdade, se você fosse um indivíduo de alto escalão, as chances eram de que você tivesse funcionários de alto escalão. Um senhor podia enviar seu filho para servir na mansão de outro senhor – talvez no do irmão de sua esposa. O filho não receberia nada, mas ainda assim seria tratado como o filho de um lorde. Um lorde Steward poderia realmente ser ele mesmo um senhor. Seu status na sociedade não tinha apenas como base se você era ou não um servo, mas também o seu status familiar, a quem você servia, e qual foi o seu trabalho em particular.
Algo que você podia esperar sobre os servos nas famílias inglesas no final da Idade Média: eram predominantemente homens. Mortimer aponta como exemplo o conde da casa de Devon, que tinha 135 membros, mas apenas três mulheres. Com exceção de uma lavadeira (que não vivia na casa), os funcionários eram todos homens, mesmo em famílias chefiadas por mulheres.
É certo que, se você procurar fora de Game of Thrones, a cura em um monte de romances de fantasia é simplesmente mágica. Você tem a uma classe de clérigos que recebe a cura dos deuses, e caso contrário, você pode ter alguém por perto que pode cobrir uma ferida ou fazer um cataplasma.
E sim, um monte de medicina Medieval foi baseado no que poderíamos considerar hoje disparate místico. Uma grande quantidade de diagnóstico envolvia astrologia e teoria humoral. A sangria era um método respeitado de tratamento, e muitos dos curativos não eram apenas inúteis – eles eram francamente perigosos. E enquanto existiam faculdades de medicina, extraordinariamente poucos médicos podiam freqüenta-las.
Ainda assim, alguns aspectos da medicina medieval eram lógicos mesmo para os padrões modernos. Envolvendo a varíola em pano de carmesim, o tratamento da gota com colchicum, usando óleo de camomila para uma dor de ouvido – todos estes eram tratamentos eficazes. Enquanto a noção de um cirurgião-barbeiro é um horrível para muitos de nós, alguns desses cirurgiões foram realmente muito talentoso. John Arderne empregava anestésicos em sua prática, e muitos cirurgiões eram hábeis em diagnosticar catarata, costurar abscessos e colocar ossos no lugar.
James G. Patterson, em seu ensaio de equívocos sobre a Idade Média “O Mito do Cavaleiro Montado“, explica que, embora a imagem do cavaleiro montado pudesse ter sido popular durante a era medieval, ele não corresponde à realidade da guerra. A cavalaria armada, explica ele, podia ser extremamente útil – até mesmo devastadora – contra rebeldes não treinados, mas elas eram muito menos úteis contra a infantaria estrangeira treinada. Em vez disso, as forças terrestres, incluindo cavaleiros a pé que freqüentemente serviram como oficiais, eram de extrema importância na batalha. Mesmo durante as Cruzadas, quando a imagem do cavaleiro montado parecia sinônimo de glória na batalha, a maioria das batalhas reais envolviam cercos.
No século 14, a guerra inglesa focava cada vez mais no tiro com arco. Na verdade, Edward III proibiu o futebol em 1331 e novamente em 1363, em parte porque as pessoas estavam gastando muito tempo jogando futebol ao invés de praticar com o arco e flecha. Os arqueiros ingleses eram capazes de repelir facilmente uma força de cavalaria francesa.
Uma crença comum durante a Idade Média foi a de que as mulheres eram mais lascivas do que os homens. Muito mais luxuriosas, na verdade. O estupro era um crime no século 14 na Inglaterra Medieval, mas não entre os cônjuges. A esposa não podia legalmente recusar os avanços de seu marido, mas o marido não podia recusar os avanços de sua esposa também. A crença popular era que as mulheres tinham sempre anseio por sexo, e que era ruim para a sua saúde não ter relações sexuais regularmente. Orgasmo de uma mulher também era importante; outra crença comum era de que uma mulher não podia conceber sem um orgasmo. (Infelizmente, isto também tornou impossível julgar um estupro em que a vítima ficou grávida; estudiosos ingleses medievais acreditavam que o corpo das mulheres tinha um jeito de, na linguagem moderna, desligar as coisas.)
Então, o que uma mulher solteira podia fazer para lidar com esse apetite? Bem, se ela não conseguisse encontrar um marido, o médico inglês John Gaddesden recomendava que ela encontrasse uma parteira que poderia fazer o trabalho manualmente.
via : i9
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