A jornada do herói
On March 19, 2014 | 1 Comments

Joseph Campbell foi um antropólogo que dedicou sua vida ao estudo dos mitos e lendas, sobre tudo dos nativos americanos. Ao comparar esses mitos com outros mitos ao redor do mundo, de culturas completamente distintas geográfica ou temporalmente, ele percebeu que todas elas respeitavam uma mesma estrutura de 12 passos, que contava a Jornada do Herói. O impacto desse estudo ecoa até os dias de hoje. Baseado na obra de Campbell, Christopher Vogler, roteirista dos estúdios Disney, anos mais tarde escreveu “A Jornada do Escritor”, que ensinava como a Disney usava essa estrutura mítica na construção de histórias de todo tipo. Vogler conseguiu transportar a luta do herói para todo tipo de literatura, de uma maneira tão coerente que muitas pessoas acham que este é o único jeito de se construir uma história (o que não é bem verdade).

Esta animação publicada pelo TED, explica de forma sucinta as 12 etapas que um herói deve passar em sua jornada. Será que você consegue reconhecer esses passos nos seus heróis favoritos?

  1. Mundo Comum: O mundo normal do herói antes da história começar.
  2. O Chamado da Aventura: Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou a aventura.
  3. Reticência do Herói ou Recusa do Chamado: O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo.
  4. Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural: O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura.
  5. Cruzamento do Primeiro Portal: O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico.
  6. Provações, aliados e inimigos ou A Barriga da Baleia: O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.
  7. Aproximação: O herói tem êxitos durante as provações
  8. Provação difícil ou traumática: A maior crise da aventura, de vida ou morte.
  9. Recompensa: O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir).
  10. O Caminho de Volta: O herói deve voltar para o mundo comum.
  11. Ressurreição do Herói: Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido.
  12. Regresso com o Elixir: O herói volta para casa com o “elixir”, e o usa para ajudar todos no mundo comum.

Fonte: Wiki

Leave a Reply

More news