[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=wvJAgrUBF4w]
Essa é a teoria do teatro coen clássico. Onde um espectador se senta para ver uma apresentação, que se desdobra a sua frente em luz, cheiros e sons. Em teoria, os estudiosos do teatro coen deduzem que apesar de boa parte dos efeitos acontecerem do ponto de vista estritamente físico, a melhor parte acontece direto na mente do espectador, seu cérebro é enganado a ver o que o coen diz que ele está vendo.
De fato, existe poucos estudos sobre a arte coen. Os teóricos das ciências arcanas não dedicaram muito tempo ao que é considerado um braço menor do ilusionismo usado por batedores de carteira e aprendizes. Nesse ponto, Ethron é realmente considerado o precursor do que poderia se tornar um novo ramo de estudos cuja repercussão não se sabe ao certo.
Em uma carta enviada a seu irmão, Ethron chegou a comentar parte deste potencial:
“Enquanto o ilusionismo tradicional se ocupa na confusão provocada aos sentidos através de uma disciplina inteiramente mental, a arte coen se utiliza do mental, mas também do físico, para gerar uma resposta que não seja apenas sensorial, mas também emocional, submergindo o espectador em um fragmento de realidade que poderia muito bem ter existido. Um coen suficientemente orientado, Estheres, poderia mesmo usar esse lapso como forma de mesclar a ilusão com as suas próprias memórias.”
Ethron chegou mesmo a fazer uma apresentação na corte Imperial, onde ele mostrava uma passagem de sua vida quando era um garoto, mas se o que os espectadores estavam vendo era mesmo um fragmento de sua memória, ainda é um enigma, embora os relatos dos participantes falem mesmo sobre a sensação de imersão na realidade projetada.
Ethron atribuiu o efeito a ação dos mantras sobre a projeção. A alteração da realidade através dos mantras, coloca os participantes em estado quase hipnótico. Na realidade, podemos ver o efeito da musica sobre a matéria através do trabalho de Masaru Emoto, que submeteu a água a diversas situações, fotografando o resultado com uma câmera microscópica.
There are no products |